Proposta Sórdida

 

 

 

 

 

 

 

Proposta Sórdida

Por Luiz Leite

Satanás quando quer tentar a alguém recorre sempre a um velho expediente. Sabendo que o homem é carnal, o que faz dele uma criatura altamente suscetível ao apelo dos sentidos, arma suas armadilhas há milênios sobre o mesmo tripé. Ainda que alguns o tenham como sem  criatividade por usar o mesmo argumento desde sempre, é inacreditável como  tem obtido tanto êxito.

Quando investiu contra Jesus no deserto, seguiu o mesmo roteiro da conversa que entabulou com Eva no Éden alguns milênios antes. Primeiro atacou o Nazareno na área em que parecia mais vulnerável. Um homem após 40 dias sem comer deveria estar fraco a ponto de se deixar sugestionar. Transformar pedras em pães para saciar uma necessidade premente não deveria ser um ato reprovável. O que Satanás não sabia é que aquele moço fragilizado pela falta de pão orgânico estava tirando sua força de outro tipo de pão.

Entrincheirado na cidadela intransponível da Palavra, o Senhor Jesus rasgou-lhe uma das feias asas de morcego quando respondeu com um torpedo arrasador… “Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.” Após  um recuo estratégico, retornou com força total numa segunda tentativa; mostrou a Jesus todos os reinos do mundo bem como sua glória, e ofereceu sua melhor proposta para tão somente sair temporariamente da arena com a segunda asa quebrada!

O diabo sempre tem uma proposta para homens ambiciosos;  Excelente observador (dispõe de todo o tempo do mundo para bisbilhotar a vida dos outros), sabe quem tem aspirações incomuns não apenas por ser um excelente psicólogo, mas simplesmente porque as pessoas falam de seus sonhos. Jesus tinha uma ambição secreta mas, diferentemente dos outros, jamais falava dela. Sua mãe, bem intencionada, até que tentou dar um empurrão na “carreira” do filho para ouvir constrangida uma reprimenda inesperada.

Satanás sabia do mistério que envolvia aquele Carpinteiro mas não podia identificar que ambição era aquela. A ambição não é um mal em si mesma. O problema é o coração. Onde ele está. Que tipo de lógica segue. Para explorar o campo das ambições Satanás precisa mostrar alguma coisa ao homem… Além de mostrar a Jesus todos os reinos da terra e glória destes, propõe um pacto inusitado: “tudo isto te darei se prostrado me adorares”.

Por saber quem era Jesus, o inimigo jogou tudo numa só cartada. Para “comprar o passe de Jesus” ele estava disposto a abrir mão de tudo! Incrível como Satanás identificou a Pérola de grande valor e fez o que pôde para comprá-la! É patético como muitos homens agarram-se às quinquilarias de suas posses e status e hesitam em abrir mão de glória efêmera que desfrutam para ter Jesus ao seu lado. Isto certamente acontece porque não têm idéia de quem seja o Jesus que lhes é pregado.

Satanás investiu tudo na tentativa de comprar Jesus mas não faz assim com todos os homens… Sabe bem que a alguns pode seduzir com uma proposta bem menor… Há pessoas que se vendem por uma ninharia. Como um grande embusteiro que é, Satanás oferece aquilo que não é seu… Ele sempre tem um pacote bom aos olhos para propor…  a negociata com o inimigo parece sempre interessante e lucrativa, mas quem fizer acordo com ele vai ter que devolver mais cedo ou mais tarde tudo o que recebeu pois ele oferece aquilo que não é dele. Nada ele tem que possa oferecer a alguém. Tudo foi usurpado. Sabedor disso Jesus recusa veementemente sua proposta sórdida. 

Cuidado com aquele mentiroso! Segundo Jesus além de mentiroso é ladrão. Vem mentindo desde o princípio. Cuidado com suas propostas. São sempre sedutoras. Resista-lhe firme, na Palavra, e ele fugirá de voce! Quando vier com alguma proposta de glória e sucesso, certifique-se de ter sempre uma Palavra demolidora para arrasar com seu argumento. Se lhe mostrar e oferecer os reinos da terra, recuse sua proposta sórdida e lembre-se de orar segundo a intrução de Jesus: “Pai…venha o teu reino!”  Na literatura judaica se faz muita menção ao reino de Deus. É dito na literatura judaica que o homem que não menciona o reino de Deus em suas orações nem ao menos ora. Aquele que busca o reino de Deus certamente não estará aberto a negociações com o pai da mentira!

5 comentários sobre “Proposta Sórdida

  1. Que postagem de sustância!!!!! Vou levar para meu blog. Nâo só como link, mas também como postagem. Isso está muito 10! Que o Senhor Jesus abençoe ricamente você.

  2. Mi blog és tu blog hermanita!

  3. Difícil é ser como Cristo…
    Só com a ajuda do próprio mesmo.
    Valeu pelo aviso/lembrete pastor!

    Ana – IVC/SP

  4. Maravilha postagem Pr Luiz, quando vezes nos, e ate mesmo eu me deixei comprar e me levar com uma proposta sórdida destas nos tempos da minha ignorância… louvado seja Cristo que nos mostra o verdadeiro tesouro… o Reino de Deus, que nos ensina a negar e rejeitar o que vem do maligno.
    Temos o maior de todos os tesouros, a perola de maior valor já encontrado pelo homem, incalculável e imensurável seu valor.
    A palavra de hoje do Pr. Donizete (IVC/Sol Nascente) nos revelou o quanto as vezes estamos presos a cadeias e prisões, feitas e orquestradas pelo mundo que jaz no maligno… e quantas delas não são bens matérias, visuais e palpáveis… oferecidos descaradamente, mas louvamos ao Senhor que nos da prova do seu verdadeiro amor e valor… que afirma e nos prova que bem maior não há se não.. o seu reino!
    Nos dias de hoje esta palavras Pr Luiz deve ser pulverizada aos quantos do planeta, na tentativa de levar a cabo nossa missão.
    Obrigado Pr Luiz pelo sermão e exortação, caiu como uma luva para minha alma.
    “Pai…venha o teu reino!”

  5. Pingback: Questão de opinião « um dedo de prosa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s