Psicanalizando I

Teomaníaco, eu?

Por Luiz C Leite

A teomania, em definição simples dada pelo lingüista Aurélio, seria uma “tendência maníaca à religiosidade, ou ainda, uma psicopatia em que o paciente se acredita inspirado, ou possuído, por divindade”. Longe de ser um fenômeno de ocorrência isolada, a tal psicopatia é muito mais presente no dia a dia e acomete muito mais gente do que comumente se supõe. Afirma a psicanálise, que todos são neuróticos num ou noutro grau, e não estaríamos de todo errados em dizer que a maioria dos humanos apresentam um comportamento teomaníaco.

Naturalmente a definição de Aurélio é apenas elementar. Se quisermos entretanto averiguar um pouco mais a fundo faremos descobertas que provavelmente resultarão desconcertantes. A arrogância humana talvez tenha sua explicação mais profunda nesse pendor teomaníaco. Talvez se encontre aí a razão mais antiga para essa tendência que temos de, inconscientemente é claro, posarmos de deuses.

Entretanto, ainda que alguns inconscientemente comportem-se como pequenos deuses, outros resolvem assumir a sua teomania abertamente, sem fazer muito esforço para esconder suas fantasiosas e estapafúrdias aspirações. Creio que esse é o motivo que esclarece porque nos desentendemos tanto. Quando contrariados, nos portamos como pequenas realezas…na nossa reação, tantas vezes patética, pode-se ler claramente o letreiro: “Quem é este que ousa afrontar o magnânimo Zé da silva? O potentíssimo João do repolho? o altíssimo Zé ruela?

Sinto-me imensamente embaraçado ao reconhecer que tantas vezes já apresentei esses mesmos sintomas…só de pensar que o único que poderia ter se arrogado e posado de Deus, Deus que era, humildemente tomou a forma de servo e sofreu o agravo, a afronta, sem jamais dar carteirada em alguém, tipo “sabe com quem voce está falando??”

“A tristeza deve residir nem tanto naquilo que eu faço de errado, mas naquilo que sou”.

Extraído de “Entre o Ser e o Nada” de Luiz C Leite

11 comentários sobre “Psicanalizando I

  1. Aí está novamente! voce está nos descrevendo nos seus textos, nos desnudando a todos! É isso.

  2. Seus comentários são simplesmente fantásticos. Sou estudante de psicologia e nunca ouvi comentários tão sábios a respeito da alma humana. Parabéns e obrigada por esclarecer-nos.

  3. Ou luciene!
    obrigado pelo carinho. Abração.

  4. Realmente você desnuda a alma humana de uma maneira profunda, mas suave. Sem chocar e nem deixar condições para contestações. O que você escreve tem me edificado muito. Continue assim e não se deixe intimidar.

  5. Obrigado pelas palavras de incentivo Reni… Bom saber que voce tem sido edificada pelos meus rabiscos!

  6. Pingback: Pela porta dos fundos « um dedo de prosa

  7. Essa mania de querer ser deus é antiga né mesmo? Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal…………Então, foram abertos os olhos de ambos,e conheceram que estavam nus; e cozeram para si aventais (Gn.3:5-7). O segredo: com promessas de vitória lhes foi dado a derrota; com promessa de entendimento lhes foi dado a cegueira e com promessa de poder eterno foi lhes dado a brevidade da vida e/ou a volta ao pó. Nada, absolutamente nada fora da palavra do verdadeiro Deus pode estabelecer eternamente a transitória criatura humana. Aquele que teme ao Senhor permanecerá para sempre, contudo, aqueles que ouvem a serpente voltarão para o pó.
    Agora com piada: Se falar para o Beira-Mar (Fernandinho) que o homem veio do pó e para o pó irá voltar, ele vai pensar…. caramba!! tô rico de novo, e tome pó na turma, até que se volte ao pó.

  8. Pingback: Deixe que falem… « um dedo de prosa

  9. Texto muito bom! A Frase final, showcante!!!! Jesus continue abençoando você.

  10. Estou aqui vagando na cama sen sono, aí pensei: Vou ler algo pra dormir. Então entrei neste endereço dos meus favoritos. E adivinha to mais acordada do q se tivesse dormindo 12h seguidas, sabe q sou sua fã, q bom é ter seu sangue. Perfeito este post, as vezes sou uma zé ruela, hummm … vou me observar melhor. Interessante isto sempre estamos nós conhecendo serei uma eterna descoberta. Bjs

  11. Olá Pr. Luiz, acabei de ler seu post. Eu já me senti assim também, hoje procuro tomar uma postura de servo, pois Jesus foi o maior Líder que houve na história da humanidade e nos ensinou através do exemplo que aquele que deseja ser grande sirva o próximo.
    Parabéns, seus rabiscos realmente são muito edificante!

    Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s