A Jornada

mensagens_de_boa_viagem

A jornada

Por Luiz Leite

Estamos no início de mais um grande ano. Digo grande porque a jornada será bastante longa. Cobriremos cerca de 960 milhões de km! Do mochileiro ao caminhoneiro o consenso líquido e certo seria: É muito chão!

Em uma viagem tão longa assim é natural que um imprevisto ou outro venha a acontecer. Teremos que parar várias vezes e por várias razões. A vida, de modo geral, é mesmo assim. Como uma longa viagem. Há momentos que a gente vai ficar tão encantado com uma paisagem que vai querer parar, tirar foto, apreciar, contemplar… Em outros momentos seremos forçados, não por prazer ou escolha, a parar, diminuir a marcha, encostar …

Considerando a metáfora da viagem, na vida nem sempre as coisas fluem, nem sempre funcionam tão rápido e tão suavemente como gostaríamos… Há riscos, buracos na estrada, curvas perigosas, óleo na pista, motoristas irresponsáveis, embriagados e desatentos… Temos que cuidar de nós mesmos, mas estar também atentos aos movimentos dos outros.

Enfim, teremos momentos bons e agradáveis mas desencontros e dissabores também podem acontecer. O avião atrasa, o ônibus atrasa, o trânsito engarrafa, o carro quebra, a geladeira quebra, o gás acaba, o computador empaca, o relacionamento esfria… São as turbulências do vôo, as trepidações do caminho, os ruídos que agridem o silêncio… Em tempos assim os desesperados desesperam, os desequilibrados desequilibram, os loucos enlouquecem…

Não se desespere, não se desequilibre, não enlouqueça… quando as coisas se parecerem confusas, complicadas, quando você sentir—se temporariamente desorientado, tenha paciência, respire fundo, pense bem, pense melhor… Pode ser que você tenha perdido a conexão e o GPS está apenas esperando que a conexão seja restaurada… Ou, pode ser que você tenha deixado de seguir a rota por ele indicada e tomado um caminho errado, mas não se preocupe pois logo ele traçará outro itinerário.

Em situações assim muito vale a resignação dos santos, o recurso da fé, e até mesmo um pouco da indiferença dos estóicos, afinal podemos estar fazendo tempestade em um copo d’água, o que não é incomum. A jornada é longa. Procure manter—se conectado a Deus, não subestime o valor da oração, não negligencie o poder da palavra, não despreze a importância de congregar. Que o Senhor lhe conceda uma jornada feliz!

Feliz 2017
Luiz Leite

Anúncios

Um comentário sobre “A Jornada

  1. Que seja uma jornada feliz a todos nós…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s