A ONDA PERFEITA

421350_4279369335880_1482527700_n

A onda perfeita

 Trecho do livro Estratégia, Cálculo e Equilíbrio, de Luiz Leite

Pegar uma onda é relativamente fácil. Elas estão lá, formando-se o tempo todo, uma após outra. É, entretanto, inútil querer surfar todas as ondas! Aquele que quiser pegar todas, experimentará desgaste demais e satisfação de menos. O surfista inteligente não pega toda onda que surge. Ele se concentra, fica de olho e, com atenção, observa e avalia, ainda ao longe, a onda ainda em formação. Essa capacidade de antecipar-se, de conseguir ver uma oportunidade antes que ela efetivamente chegue, é um dos segredos de todos os campeões. Cálculos são feitos para se avaliar se aquela é a onda que vale a pena e qual o momento certo de entrar.

Existe uma onda que é perfeita. Ela não ocorre o tempo todo. É rara. Todos ficam à espera da onda que valha a pena, que produza maior gratificação. É óbvio que pegar a onda perfeita produz um sentimento único de realização. Acertar na escolha do momento, no equilíbrio, no sincronismo dos movimentos, tudo isto traz resultados positivos.

Esta metáfora aplica-se perfeitamente à vida, de modo geral. Como um surfista inexperiente, as pessoas sofrem muitas frustrações até aprenderem a arte do equilíbrio. Uma vez dominado este fundamento e desenvolvidas as habilidades do cálculo e das estratégias, o que se vê é um espetáculo gracioso e impressionante. Por incrível que pareça, há muito cálculo e estratégia no ofício de um surfista. Na verdade, todas as regras básicas que regem e determinam o sucesso no mundo dos empreendimentos, quaisquer que sejam, estão presentes neste esporte.

Cálculo, estratégia, processo decisório, atitude e equilíbrio são elementos que os resultados em todas as áreas. O sucesso, tanto de uma operação simples, como fazer uma omelete, quanto a complexa construção de uma torre, depende do domínio consciente e inteligente desses elementos. Quando aprendemos as leis dessa ciência e assimilamos seus princípios, nos qualificamos para operar em qualquer campo com boas chances de sermos bem sucedidos.

A vida se nos apresenta como o mar, cheia de ondas, possibilidades. Estas ondas, circunstâncias e oportunidades, vão e vêm ininterruptamente. Nem todas valem a pena o esforço, mas algumas há que, se estivermos bem atentos e concentrados, podem significar a grande chance para uma guinada. Desenvolva as aptidões necessárias para identificar aquilo que podemos chamar de “o sorriso de Deus”, aquele momento mágico em que a convergência de uma série de fatores estará esperando para alçá-lo a um patamar mais alto. Procure não perder essa onda! O exercício de viver se tornará bem menos enfadonho e produzirá muito mais satisfação, mesmo em dias de mar bravio! Este livro se propõe a esta reflexão. Vamos entrar na água?

 

Anúncios

2 comentários sobre “A ONDA PERFEITA

  1. Que texto bonito, Luis. Isso mesmo. E o sorriso de Deus estará sempre presente se no quando junto ao equilíbrio ( que na verdade tambem faz parte do equilibrio) estivermos naquela onda linda de Salmo 1, e de Proverbios 30 de 7 a 9. Aí não tem para ninguém. Com certeza pegaremos a onda perfeita, não a importa a situação que vivamos. Um abraço, Rosângela.

  2. Corrigindo
    Que texto bonito, Luiz! Isso mesmo. E o sorriso de Deus estará sempre presente se junto a busca da onda, estivermos naquela onda linda de Salmo1, e Proverbios 30 de 7 a 9. Aí não tem para ninguém, não importando o mar bravio. Um abraço, Rosângela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s