Eles Profanaram o Sagrado

Trecho de ELES PROFANARAM O SAGRADO, lançamento Editora Petrus

As duas grandes guerras e demais conflitos que redesenharam as feições geopolíticas do planeta, as grandes ideologias que dividiram o mundo em blocos, bem como as conquistas da ciência que alteraram para sempre o nosso modo de viver são alguns dos motivos que justificam que se classifique o século XX como único. Neste período cheio de peculiaridades, assistimos perplexos ao advento de novidades que nos deixariam sem as balizas firmes dos valores que orientaram a humanidade por eras.

Mudanças em todos os setores têm conduzido a humanidade a uma versão de sociedade que, em alguns aspectos, faz lembrar o clássico Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. No futuro antevisto por Huxley, valores como família e ética religiosa são resquícios de um passado de ignorância. Os indivíduos são condicionados biológica e psicologicamente, obedecendo a um programa de controle estabelecido pelo governo. O uso de uma droga mágica regulamentada pelo próprio governo oferece, sem efeitos colaterais, uma resposta mágica para todos os males. Com liberdade irrestrita para o sexo e droga à vontade para lidar com a ansiedade e demais transtornos psicológicos, o mundo profetizado por Huxley descarta Deus e toda forma de religião.

Tantas décadas após a obra de ficção ter sido publicada, assusta o fato de que a configuração que nossa sociedade vai tomando assemelha-se, em muito, ao mundo estranho e à época, improvável, que Aldous Huxley apresentou quando publicou seu livro, em 1932.

Anúncios

2 comentários sobre “Eles Profanaram o Sagrado

  1. Que visão! É isso mesmo… é isso mesmo… infelizmente!

  2. Ola Rosa. apareceu justo neste dia? rss anyway, que bom que apareceu…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s