Deus não quer ir embora…

Trecho do livro ELES PROFANARAM O SAGRADO, de Luiz Leite, a ser publicado pela Editora PETRUS em setembro/12

Por Luiz Leite

Segundo dados de pesquisas recentes, estamos na rota certa para a destruição do planeta. Os recursos naturais estão desaparecendo não mais lentamente como se observava no passado. A sanha do consumismo desequilibrado vai devorando tudo em seu caminho. Conforme os especialistas, o planeta não suportaria dois países com o nível de consumo dos EUA, por exemplo. Com o enriquecimento de economias com grandes populações como Índia e China, uma explosão do consumo está a caminho. Para abrir caminho para a voracidade consumista da China que, segundo estudiosos, em breve ultrapassará a economia americana em tamanho, a exploração cada vez mais predatória do ecossistema será inevitável. Para os movimentos defensores da natureza que prestam culto à mãe terra, esta é uma das formas mais repulsivas de profanação do sagrado.

Com o afastamento gradativo da transcendência e o consequente desprezo pelo sagrado, observa-se a dessacralização da vida em todos os quadrantes. Quando a própria vida humana perde o valor, o que dizer das demais espécies? Temos destruído nossas florestas, infestado nosso ar e poluído nossos rios e oceanos. Biomas inteiros têm sido depredados para suprir uma demanda sempre crescente, mas nem sempre justificada. Quando sociedades protetoras de animais fazem protesto contra a matança dos pequenos seres que são sacrificados apenas pelo uso de sua pele em artigos de luxo da alta moda, podemos ter uma pequena amostragem da torpeza da consciência materializada dos supostos síndicos desse grande condomínio.

O homem pós-moderno, encantado pela magia da sua própria criação, com seus computadores superpotentes e demais artefatos que o entretêm, vai banindo o sagrado de sua vida prática. Aquela manifestação ostensiva de credulidade que um dia caracterizou nossa espécie parece estar se perdendo, mas podemos encontrar, todavia, uma relação subjetiva de fé, através da qual o sagrado é retido, escondido em algum lugar do seu inconsciente. Deus está presente e não quer ir embora. Pelo menos por enquanto.

Um comentário sobre “Deus não quer ir embora…

  1. Ainda bem que Ele não quer ir… Precisamos – e muito – de suas coordenadas para viver nesta doidera de mundo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s