A Tormenta Intrapsíquica

 

 

 

 

 

 

 

 

A tormenta intrapsíquica

Por Luiz Leite

Nos tempos da boa música Chico Buarque escreveu uma canção antológica que dizia: “Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu…” Esse sentimento de vazio e desvalor é experiência comum a todos. Vez por outra nos pegamos assim. O verbo “sentir” seria facilmente definido se tão somente pudéssemos dizer que a experiência se resume ao conjunto de informações e impressões capturadas pelos sentidos naturais. Entretanto, para além dos elementos que nos invadem pelas vias sensoriais, e que sem dúvida modelam parte dos sentimentos, existem outros condimentos que de fato ditam rumo e ritmo da forma como sentimos.

Forças intrapsíquicas modificam constantemente nossas emoções deixando nosso mundo interior como se atingido por uma tormenta; Um vento tempestuoso sopra forte e de uma hora para outra tudo se alvoroça dentro em nós, deixando-nos internamente destroçados, como se tivéssemos nos colocado desavisadamente na rota de um furacão. Vemo-nos amedrontados, inseguros, ansiosos… Ainda que contenhamos as emoções maquiando sua manifestação orgânica, choramos e sangramos por dentro. Parte desse transtorno faz-se desnecessário. Ainda que algumas dessas situações nos pareçam terríveis no momento, poucas duram mais que um par de dias. Isto para fazer valer a sabedoria popular que afirma: “Nada como um dia após do outro.”

Nem tudo, entretanto, é assimétrico no campo do sentir. Tem dias que a gente se sente bem. Geralmente nos dias que nos sentimos bem, também nos sentimos bonitos. Como parece, tudo depende de como se sente. Se me sinto bonito, inevitavelmente isto é assim porque estou me sentindo bem. É a corda e a caçamba. Caramba! Como esse ditado é velho! A propósito, há dias também em que nos sentimos velhos, ranzinzas…  outros ainda, miseráveis e desprezíveis… ora inflacionamos, ora deflacionamos nosso valor intrínseco,. Eita! Quanto sentir! É preciso aprender a negociar com tantas emoções.

Algumas pessoas têm uma habilidade natural no manejo das emoções, outras são lastimavelmente ineptas em tal arte. Agimos em muitos casos como analfabetos funcionais. Até conseguimos ler o texto emocional mas não conseguimos interpretá-lo de maneira correta. Daí o conflito intra e interpessoal. Não precisamos ficar a mercê do torvelinho emocional. Felizmente há meios para se lidar com o sentir. Tais meios, entretanto, estão reservados a um punhado apenas daqueles que apresentam disposição para ler, estudar e conhecer esse terreno por demais escorregadio, onde poucos conseguem transitar sem muitos acidentes. Enquanto não se adquire habilidades especiais para lidar com esse assunto o melhor a fazer seria dar ouvidos ao sábio conselho de São Tiago que diz: “Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tg 1.19)

3 comentários sobre “A Tormenta Intrapsíquica

  1. Olá pastor! Quando o veremos aqui em SP? Poxa, mas que saudade…
    Na hora me identifiquei com título do post! Muito bom!
    Sem dúvidas (ou talvez com um pouco delas… rs), por muitas vezes “nos vemos amedrontados, inseguros, ansiosos… […] Parte desse transtorno faz-se desnecessário.” Fato puro!
    Mas, bem-aventurados somos pq temos O MELHOR de todos os amigos que alguém poderia ter: aquele que guia, consola e não nos abandona nunca. E, de quebra, ainda permite que conheçamos outros amigos tão lindos quanto Ele.
    Obrigada pelo escrito!
    Deus, nosso amigão, o abençoe!

    Beijos

  2. Falou, disse e complementou.( Como sempre.)

  3. “Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tg 1.19).

    Muito bom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s