Escatologia Errante

Escatologia Errante

Por Luiz Leite

Geralmente relacionamos ano novo com sonhos, planos, projetos… Planeja-se viagens, filhos, aquisição de bens, e com isto contempla-se a continuidade da vida e a expectativa de dias melhores. Como alguns efusivamente afirmam, o melhor de Deus ainda está por vir!

Como desejar um Feliz Ano Novo se ele não vai durar nem 6 meses? É isto, o ano de 2011 vai durar apenas 4 meses e 21 dias, nada mais, nada menos. Segundo tem divulgado um grupo religioso dos EUA, o arrebatamento da igreja acontecerá exatamente no dia 21 de maio… O fim do mundo propriamente dito acontecerá 6 meses depois, no dia 21 de outubro!

Cumpre antes de mais nada admitir que escatologia é terreno complexo e de conclusão fugidia. Entretanto, ainda que se admita as dificuldades às vezes até mesmo obscuras da disciplina, uma exegese mais amadurecida e acurada não permite os disparates como aqueles que os mestres da escatologia errante vez por outra alardeiam por aí, afirmando que o fim está às portas com dia e hora marcados.

Em 2009 foram distribuidos em São Paulo panfletos que anunciavam o fim dos tempos com data precisa, exatamente como já aconteceu em outros  momentos da história quando seitas cristãs ousaram publicar o resultado de suas especulações escatológicas marcando data para o retorno de Jesus e eventual fim do mundo.  O panfleto citado acima declara:

“No ano de 2011 d.C. serão exatamente 7000 depois do dilúvio de Noé. Será o fim do período de tempo dado ao homem para encontrar a graça de Deus. Isto significa que o tempo para encontrar refúgio em Cristo tem se tornado muito curto. Não nos resta muito tempo até o ano de 2011… sabemos que o ano de 2011 é o ano em que se completará 7000 anos depois do dilúvio. E tambem sabemos que Deus vai destruir o mundo nesse ano. Mas quando vai ocorrer em 2011; Dizemos anteriormente que a era da igreja chegou ao fim em 1988 d.C…”

Ainda que os nossos tempos sejam tempos de grande apostasia e os sinais nos deixem em estado de alerta, temos visto através da história vários grupos religiosos “agendando” o fim do mundo para essa ou aquela data, causando transtorno e decepção a muitos.

Grupos como os Adventistas, Testemunhas de Jeová, para citar os mais conhecidos, nasceram de interpretações escatológicas errôneas que anunciavam o fim dos tempos; como o Jesus não voltou nas datas por eles estabelecidas e o mundo não acabou, tiveram que se utilizar de um verdadeiro contorcionismo de explicações mirabolantes para sustentar o fiasco.

Infelizmente nem sempre é longo o caminho do embuste à tragédia.  Um desses grupos, os chamados Davidianos, protagonizou uma cena que ainda hoje nos deixa perplexos. Dissidentes da igreja Adventista do Sétimo Dia, os Davidianos apresentaram-se à grande mídia em 1993, num confronto mal explicado com o FBI no seu complexo em Waco, no Texas, EUA, que resultou na morte de quase 80 pessoas. O evento marcou o final trágico de mais um grupo de fanáticos que  criaram a partir de suas próprias interpretações equivocadas um apocalipse particular.

Jesus vai voltar sim. Devemos estar preparados para o seu retorno, mas não precisamos nos deixar impressionar ou amedrontar pelas predições desses que insistem em contrariar as palavras do próprio Senhor Jesus que, quando questionado acerca de sua volta e consequente restauração de Israel, disse: “NÃO VOS COMPETE CONHECER TEMPOS OU ÉPOCAS QUE O PAI RESERVOU PELA SUA EXCLUSIVA AUTORIDADE.” (atos 1.7)

Anúncios

6 comentários sobre “Escatologia Errante

  1. Falou e disse, mano.É isso mesmo. O Senhor Jesus abençoe você ricamente.

  2. E há aqueles que acompanham os “loucos”, e não examinam a palavra… lembrando aqui, a passagem em I Pedro 3:10-a: “Virá, entretanto, como ladrão, o dia do Senhor…”, em I Tes 5:2: “pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como ladrão…”. Em resumo, como já citado por você, “não nos compete”, graças à Deus!
    Devemos estar preparados… vida com Cristo.
    Jesus te abençoe poderosamente! Um forte abraço.

  3. E a história se repete!

    A exemplo dos russelitas e wheteanos, caminham, caminham e nunca chegam a lugar nenhum!!!

  4. e julgam ter a mais excelente revelação, desprezando com isso os que com eles não concordam…

  5. Prezado Luiz estas revestido de razão quando afirmas “Cumpre antes de qualquer coisa admitir que escatologia seja terreno complexo e de conclusão fugidia. Acontece, todavia, que em tempo algum é afirmado nas escrituras o que tão veementemente se grita pelas praças, pelos púlpitos e se escreve em tomos e tomos da literatura escatológica. Há um equívoco pós-apostólico na tão propalada doutrina das últimas coisas que tornou o “cristianismo” um circo de horrores; é uma peixeira nas mãos de cangaceiros espirituais. Dói a alma tanta asneira ensinada e crida.
    Abraços.

  6. é verdade Carlos… mas infelizmente e inevitavelmente a história se repetirá… e assim será, até que venha o fim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s