Pense em que pensar

Pense em que pensar

Por Luiz Leite ( extraído de O LIVRO DOS PRINCÍPIOS – de Luiz Leite)

Tudo o que acontece no mundo tem origem no pensamento. Antes de tudo o homem pensa, não importando qual seja o seu grau de inteligência.  Nada é criado espontaneamente! Toda criação exige trabalho. O mais tremendo poder criativo do homem encontra-se em seu pensamento. É no pensamento que tudo o que se verifica no mundo criado é concebido. Todas as coisas que vemos ao nosso redor foram pensadas primeiro.

Pode-se dizer que o pensamento é a mais valiosa das faculdades humanas, pois é nele que reside o germe da criação. É no pensamento que imaginamos, ou seja, criamos imagens. É aí que “chamamos à existência as coisas que não são”, à semelhança do próprio Criador. Quando imaginamos, ou criamos imagens internas, estamos na verdade chamando à existência coisas que ainda não existem. Uma vez que formos disciplinados o bastante no trabalho e na oração, os recursos serão ajuntados e combinados para concretizarmos aquilo que concebemos.

Quando se olha para uma grande obra de engenharia civil, poucos são os que se demoram a pensar em como aquela obra colossal veio à existência. É raro lembrarmos que alguém parou para pensar.  Alguém se debruçou por horas a fio sobre folhas e folhas de papel, multiplicando cálculos e mais cálculos, até chegar a um emaranhado de linhas e números que não fariam qualquer sentido para um leigo. Aquele no entanto que é familiarizado com o “idioma” da engenharia civil veria ali uma obra pronta para ser executada.

Há centenas de títulos de livros de auto-ajuda espalhados pelas livrarias do mundo, falando sobre a força do pensamento, o poder do pensamento, coisas assim, e muito embora não estejam de acordo com a Palavra de Deus em alguns aspectos, temos que admitir que muitos dos princípios encontrados nesses livros são válidos, pois chamam à atenção para o potencial tremendo oculto no ato de pensar.

A Escritura alerta: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração…” (Prov 4:23)  Quando a Escritura menciona o coração está na verdade referindo-se à mente, como centro da existência humana. Quando Jesus disse que “a boca fala do que está cheio o coração (Lc 6:45), é óbvio que Jesus está se referindo ao pensamento, pois é no pensamento que formamos palavras.

“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus”. (Sl 14:10) É no pensamento que se raciocina para chegar-se à tal conclusão. Entendemos portanto que uma quantidade grande de textos usam figuradamente o coração para referirem ao pensamento, à mente do homem. Entendido isto, podemos ler o texto de Provérbios 4:23 da seguinte maneira: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o pensamento (ou mente)”.

Porque esse cuidado de colocar o pensamento acima de tudo o que se deve guardar? O próprio texto responde dizendo, “… porque dele procedem as fontes da vida.” É na mente que se travam todas as batalhas. É aí que se configura a vitória ou a derrota. É aí que se define o rumo a ser tomado. É na mente que se projeta com cuidado ou desmazelo planos e metas. O triunfo ou o fracasso dependerá inteiramente da forma como a mente daquele que sonha está disposta.

Do pensamento, da mente “procedem as saídas da vida”, diz outra versão. Em outras palavras, o texto está alertando para o fato de que a importância desse princípio não pode ser negligenciada sem trazer consigo graves conseqüências. Quem pensa errado, acabará falando errado e por sua vez agindo de forma errada também! Precisamos tomar cuidado com aquilo que pensamos pois nosso mundo estará à mercê desses pensamentos. Não deixe seus pensamentos flutuarem livremente ao sabor das emoções… discipline-se, pense em que pensar!

13 comentários sobre “Pense em que pensar

  1. Tô levando pro meu Blog. hehe! Dolei. tchau!

  2. Não poderia de deixar um muito bom ao post!
    Faz todo sentido…

  3. realmente,foi bem colocado o texto de proverbios 4:23; se temos um povo pensante, vemos ass coisas mudarem!

  4. pode levar sim, voce já é um tipo de acionista majoritária desse blog mesmo…

  5. obrigado Ana… vale a pena escrever pra gente como voce. Abração.

  6. certo alvaro. seus comentarios pertinentes enriquecem o debate. sempre.

  7. jumento acionista? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e majoritário???? kkkkkkkkkkk brussssssssssssssssssssssssssss

  8. JESUS É REI GRANDÃO E ESTÁ ARRUMANDO A BAGUNÇA DO CORAÇÃO E MENTE DOS BRASILEIROS. EU ACHO QUE MUITOS POLÍTICOS MENTEM PORQUE PENSAM QUE É COISA DE BOA MENTE. SÓ PODE. MAS OU VÃO ENTRAR NO CORAÇÃO DE JESUS E LEVAR UNS CATIRIPAPOS SANTOS E OU VÃO SE FERRAR NAS MÃOS DE CAPETA. É ESCOLHER. NÉ NÃO?PREFIRO LEVAR CATIRIPAPO DE MEU REI GRANDÃO. HEHEHEHE

  9. Povim num crê que Jesus AGE CATIRIPAPANDO OS QUE comem o pão dos filhos. Fala sério.

  10. Amado companheiro de luta neste dois anos de muita vitalidade gloriesca com Jesus Lindão.

    Não tenho palavras para agradecer sua confiança, lisura, competência, carinho, responsabilidade, profissionalismo, puxões de orelha preciso, ensino abundante, muito obrigada.

    Teminamos hoje a primeira etapa da tarefa para a qual Jesus chamou o Brasil e, quero dize,r que você está nisso. Nunca Jesus vai esquecer os copos de água fresca ao corpo de Cristo e tenho certeza que você e sua familia fazem parte. Bem vindo ao Reino de Deus. Jesus é Lindo, e Brasil hoje amanheceu novinho e você foi um dos excelentes “parteiros”.

    Te amo muito com um amor meio louco, splanchnizomático, meio sem jeito, trazendo certos contratempos, mas a Igreja, que somos todos nós, está sendo curada de suas feridas de nem sei quantos anos.
    Sorria, você está sendo galaxiamente filmado por Anjos do Senhor.

    Sou nadica, mas com gente do seu porte… vou até no inferno. Algumas vezes estivemos lá, não?
    Que bom, só o capeta safado perdeu, e Jesus não perdeu nem uma vida.

    zanzoreia abraçando o grande autor de tantas leituras luiz, hoje, no primeiro dia do “Abraçando Amanhã”.

    Muita coisa virá. Seja humilde.
    É o segredo. E você tanto é, que chegou aqui.

    Que o Senhor Jesus abençoe você

  11. amem!! obrigado pelas palavras sempre generosas e edificantes… graça e paz!

  12. Ler estas pérolas me edificaram muito, foi o melhor presente de niver que eu ganhei! obrigada.

    Um abraço,

    Jaqueline

  13. que bom saber que meus escritos te edificam… Deus te abençoe!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s