Em Defesa de Eusébio

Em Defesa de Eusébio

Por Luiz Leite

Como fã de História e admirador de historiadores, fiquei bastante incomodado com o juízo que alguns críticos, segundo o autor que lia (Justo Gonzales), fazem acerca de um dos meus heróis.  Trata-se de Eusébio de Cesaréia (265-339 d.C.), que é simplesmente o responsável por quase tudo que hoje sabemos dos primeiros três séculos da fé cristã.

Gosto tanto de Eusébio que batizei um dos meus primeiros violões em sua homenagem. Eusébio viajou comigo por muitos lugares do mundo, inclusive pela velha Palestina, onde viveu o famoso bispo. Ícone da Igreja oriental, tornou-se figura importantíssima ao abraçar a tarefa de historiar a trajetória da igreja do nascimento aos seus dias. Seu legado é estimado como uma das mais preciosas fontes de informação sobre aqueles dias que as brumas do tempos ameaçam encobrir.

O que me chateia nos críticos de Eusébio é a acusação de que sua obra tenha sido produzida como uma peça de lisonja a Constantino, o todo poderoso Imperador que, apesar de sanguinário e irascível, é retratado de modo inteiramente positivo, quase um santo, um Josué, lutando as batalhas do Senhor. O fato é que assim mesmo se aparenta mas, após tantos anos de perseguição não seria de admirar que muitos nos dias de Eusébio julgassem a mudança de postura do império e o aceno amistoso do imperador como um ato de intervenção de Deus e por isso uma bênção.

É necessário compreender o homem e seu tempo. Intrigas políticas à parte, sua contribuição nos é inestimável. Graças a Eusébio, guiados pela lâmpada que nos legou, sua Historia Ecclesiae (História Eclesiástica), podemos hoje ter acesso a informações preciosas que nos dão  a entender muito que, sem a obra citada, estaria para sempre perdido. Aos historiadores que o criticam eu diria: Deixem o Eusébio em paz seus ingratos!

5 comentários sobre “Em Defesa de Eusébio

  1. Interessante, numa dessas noites eu acordei com a palavra: Ambrósio, Ambrósio, Ambrósio. Queria saber isso e vinha na minha mente que deveria ser alguém referente a primeira igreja.Os pais da igreja, essas coisas. Aquilo ficou na minha mente. Mas esqueci. Agora que me lembrei lendo sua postagem. Se puder falar algo sobre Ambrósio, gostaria, pois não gosto de consultar wikipédia para essas pesquisas.E quanto ao Eusébio aí, muito significativo e confortante.

    É isso, amado. É isso.
    O Senhor Jesus abençoe você.
    Na ternura de Cristo,
    Rosângela caminhando no Jardim com Jesus Lindão.

  2. História Eclesiástica por Eusébio, eu tenho em minha pequena biblioteca ao lado de Historia dos Hebreus do Flavio Josefo, ambas são deveras, formidáveis.
    É impressionante o conteúdo Histórico que temos nestas abras que verdadeiramente são relíquias tanto para a História do Cristianismo, quanto para a confiabilidade do Jesus Histórico.

    Ótimo post Pastor Luiz.
    Me deu até vontade de Lê-los rsrsrsrs

  3. Sem Defesa ficou fácil de Eusébio marcar contra o Brasil na copa de 66.
    Gostei do violão, acho que vou batizar o meu de L deleite em sua homenagem, haja vista que seu dedo de Prosa é a mais salutar Pg. que tenho visitado.
    Prezado Luiz, seus escritos me levaram a nutrir uma sincera simpatia por sua pessoa, somando-se a isso a habilidade notória que você possui no elaborar seus textos, tenha certeza que seu labor literário tem agraciado uma boa parcela de homens e mulheres que sabem apreciar o bom, o belo e o útil.
    Abraços do virtual companheiro (J. Carlos R. Teixeira).

  4. Caro Carlos escrever para gente como voce é um prazer. Obrigado por seus comentários sempre tão apropriados e lúcidos.

  5. Realmente os crítico se baseia apenas nos anos 312 em diante sem levar em consideração ao tempo que compreendemos como como era do cristianismo católico,(70 a 312 dc). Sendo assim eles deixam um olha religioso no tempo … Estudante de história da igreja.

Deixe uma resposta

