O Templo de Edir

O Templo de Edir

Por Luiz Leite

Salomão construiu uma obra magnífica que ficou conhecida como o templo de Salomão. O templo de Edir também vem aí. Ouvi dia desses o bispo dizer que construirá uma réplica do Templo de Salomão na cidade de São Paulo. Fiquei algo perplexo ao ouvir o bispo dizer que os judeus poderão oferecer seus sacrifícios lá, uma vez que não tem um templo próprio!  Disse crer que judeus virão e farão seus sacrifícios ali, ainda que seja uma igreja evangélica. Do que está falando o bispo? A que tipo de sacrifício se refere? Só pode estar fazendo menção a sacrifício de dinheiro, ou estaria referindo-se ao sacrifício de bodes e carneiros?

Mais que certamente a referência aponta para os já famosos sacrifícios de dinheiro. A relação entre dinheiro e templo é antiga. Na verdade, para que se construísse o primeiro tabernáculo, o próprio Deus orientou a Moisés que pedisse ao povo que trouxesse os valores necessários. Moisés fez o apelo e o povo respondeu com alegria, trazendo ouro, prata e tudo o mais. Moisés, entretanto, ao contrário do que muito comumente se vê em outros líderes no decorrer da história da religião, ao invés de tomar proveito daquela tentadora disposição do povo, pede ao povo que pare de trazer as ofertas tão logo completa o necessário para a execução do projeto. “Então, ordenou Moisés-e a ordem foi proclamada no arraial, dizendo: Nenhum homem ou mulher faça mais obra alguma para a oferta do santuário. Assim, o povo foi proibido de trazer mais.” (Ex 36.6)

O Templo de Salomão foi destruído no ano 70 dC com o assentimento de Deus. A nação havia se desviado e o culto ao Deus de Abraão havia se tornado mecânico e corrompido. De certa feita os discípulos, provincianos que eram, ao visitarem o templo, impressionados com sua grandeza, “… aproximaram dele (Jesus) (…) para lhe mostrar as construções do templo. Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.” (Mt 24.1-2)

Noutra ocasião, ao entrar nos recintos do templo, o Senhor Jesus foi tomado por grande indignação ao deparar-se com o mercado em que havia se tornado o lugar que deveria ser sagrado. “Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém. E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.”  (Jo 2.13-16)

A profecia de Jesus com respeito à destruição do templo tinha dois aspectos básicos. em primeiro lugar, Deus estava para inaugurar um novo tempo onde o centro do culto não seria mais Jerusalém ou qualquer outro lugar físico (Jo 4.21); Seus adoradores adorariam em espírito e em verdade (Jo 4.24 ) A teologia do Novo Testamento vai afirmar, seguindo o ensino de Jesus ministrado aos samaritanos, que  “o Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. (Atos 17.24); Era necessária a cessação das atividades do Templo em Jerusalém para que a nova aliança entrasse em vigor. Deus Em segundo lugar, Deus estava para trazer o juízo sobre uma nação e religião desviadas do própósito para o qual haviam sido estabelecidas…

Por quê o templo dos judeus não foi reerguido nos últimos cerca de dois mil anos? Porque os judeus não o quiseram? Não, porque o próprio Deus não o quis. É sempre assim. Se não cumprirmos o propósito para o qual fomos criados, seremos inexoravelmente removidos do nosso lugar… Não ficará pedra sobre pedra! 

9 comentários sobre “O Templo de Edir

  1. É incrivel o que estamos vendo nestes últimos dias. Não é de se espantar, nesta luta de quem pode mais vale realmente tudo. O problema é que estes tais não estão olhando para a real verdade, o negocio é chamar a atenção não importa como, nem que tenham que dizer que em suas “igrejas” estão construindo um escada direto para o céu, o importante é estar em destaque, mas como vão verdadeiramente as vidas que os seguem, isto pouco importa afinal de contas o que é bom se deve viver aqui, porque é isso que eles estão proclamndo as pessoas com suas obras faraonicas, o tipo VÊ COMO NÓS SOMOS PODEROSOS, se Deus fosse avaliar a fé e qualidade do homem por aquilo que ele possui, Jesus seria o pior dos homens, pois a palavra diz: Que ele não tinha nem onde reclinar a cabeça, nasceu em um estábulo, não há nada nele que agradaçe. E Hoje para servir Jesus é preciso caminhos de luxo, tapetes vermelhos luzes, cameras para não falar nos aplausos. É, o fim vem, e a prova esta ai, quem tem ouvido ouça o que o espirito diz as igrejas.

  2. ok! existem só na cidade de SP cerca de 55 sinagogas.. locais onde os judeus prestam culto… e não fazem sacrifício! o que, necessariamente, Macedo quis dizer com isso? Qual a função do mega templo? fazer megas arrecadações? o Templo de Salomão foi construído a partir da riqueza de Davi! Ele deixou ouro, prata, bronze e todo o material – de seu espólio pessoal e do seu castelo – para seu filho construir a casa de Deus!
    Daí, qdo leio essas coisas, o senso de ‘vergonha alheia’ me aflora! e tenho a impressão que sou a única com vergonha num caso desses.
    Lindo e indignado texto, pastor!
    Bjs

  3. Pois é, eu também vi esta ideia do Macedo e não encontrei lá muito sentido…
    O Pastor Donizeti citou Apocalipse e foi justamente o que lembrei ao ler este artigo seu, Pastor Luiz.
    Apesar de me assustar e me perder imaginando as cenas descritas por João, numa reflexão cotidiana e mais cuidadosa que venho fazendo, estou aprendendo a valorizar cada vez menos coisas terrenas e me cobrando uma busca mais profunda pelo Senhor.
    “Não ficará pedra sobre pedra.”
    É por essas e outras que tantos criticam negativamente os evangélicos, ignorantemente generalizando-nos (falo como alguém que possuia tal ponto de vista). Com ações deste tipo, onde raios se vê o que Jesus ensinou durante sua passagem em terra?
    Oh céus!

  4. Lindo e indignado comentário Regina… Comente mais vezes.

  5. Ana parabéns por comentários sempre pertinentes.

  6. Pois é Pr Donizeti estamos mesmo rumando para o fim… abraços.

  7. Amado pastor, como sempre, muito bem colocado por você.
    Devo me espantar? ou apenas observar os fatos (que não sou poucos)
    Meus olhos estão cansados de ver, e minha alma aflita, insiste em olhar somente para Ele… as almas estão perecendo… a lama está crescendo…

    “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um, segundo as suas obras… Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras (no sangue do Cordeiro), para que lhe assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.” (Ap. 22:11,12;14)
    abraços.

  8. Não desanime cara ovelha. Continue combatendo o bom combate. O Senhor vem!

  9. “Ainda que a figueira não floresça,
    nem haja fruto nas vides;
    ainda que falhe o produto da oliveira,
    e os campos não produzam mantimento;
    ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado.
    Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.”

    Habacuque 3: 17e18

    Conheça a Livraria Papiros | Cristã igual a você – Grande diversidade de Bíblias e os melhores livros cristãos para toda sua família.

    Acesse: http://www.livrariapapiros.com.br

    Imperdível Programa de Afiliados Cristãos para seu Blog!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s