Sublimação – Uma palavra

 

Sublimação – Uma palavra

Por Luiz Leite

A sublimação é um termo comum às belas artes, à química e à psicologia. Na psicanálise este é o nome de um dos mais eficazes mecanismos de defesa. Através da criação literária, artística, intelectual, conteúdos psíquicos sólidos e inquietantes são dissolvidos e sublimados, transformados em literatura, escultura, música, arte enfim; Por meio desse formidável expediente transforma-se limão em limonada por assim dizer.

Em termos físicos a sublimação diz respeito à passagem de uma determinada substância do estado sólido para o gasoso; em termos psicanalíticos, algo semelhante ocorre, quando emoções represadas de revolta, desejo ou qualquer outra sorte são reelaboradas e canalizadas para o papel, o barro, a pedra, a canvas… Freud declarou que após o nascimento do seu quinto filho, a partir dos 40 anos de idade, suspendeu praticamente toda espécie de relação carnal, canalizando suas energias pulsionais para o seu trabalho literário. Escreveu uma obra soberba.

Como válvulas de escape, os modos de sublimação permitem que o indivíduo se livre de resíduos psiquícos altamente tóxicos, além de prover saídas não apenas inteligentes mas também esteticamente interessantes. É uma verdadeira usina de reciclagem que, utilizando-se do lixo emocional, produz impressionantes obras de arte. A título de exemplo, da dor insuportável da perda de um grande amor, eis que surge… Travessia! “Quando voce foi embora fez-se noite o meu viver…”  Isto é sublime! E assim da dor se faz arte.

Pena que com tão grande estoque de matéria prima não tenhamos mais sublimadores para dar outra feição à esse mundo cada dia mais acabrunhado! Infelizmente tantos adoecem retendo mágoas antigas, sentindo e re-sentindo sem a habilidade de resignificar suas dores… Alguns, como craques do futebol, para aproveitar o momento, aplicam em seus dissabores verdadeiros “dribles da vaca” e prosseguem, pois afinal, pra frente é que se anda. Outros, entretanto..  Seria muito bom se aprendêssemos a transformar esses conteúdos, resignificando-os de modo a amenizar a frustração sempre presente desses seres faltantes que somos.

7 comentários sobre “Sublimação – Uma palavra

  1. Realmente… eu gosto muito dessa sua agudeza de espirito. Entendo que é preciso essa qualidade para dar a palavra “sublimação” a sua verdadeira agudeza de significado.valeu.

  2. não creio que a minha agudeza seja tão refinada como sua gentileza para com meus rabiscos. obrigado.

  3. Que bonito, Pastor!
    Aprendi mais uma, como todas as vezes que entro em seu blog…
    Ressignificar, sem dúvida é algo que preciso fazer a cada momento do meu dia. Com a graça de Deus, percebo muitas coisas que antes ignorava, uma delas é a importância do outro, dos que me rodeiam!
    Me preocupo na maneira de me relacionar com as pessoas e, para mim, o fato de ter oportunidades de iniciar e sucessos nestes relacionamentos (família, amigos, igreja, vizinhos, etc) é sublime!
    Parabéns pelo post.

  4. se meu leitor entra no blog e diz que aprende algo, então sinto que devo continuar… sublimando, ou melhor, escrevendo…

  5. Oi pr Luiz, to (quase) de volta!!! =-D
    Por que nao sublimando????? Tava ausente aqui quase 2 meses e so tentando me atualizar e encontro essa perola!??!?!?!?!?! WOW! E vc nao pensa que isso e sublimacao?!?!?!?
    I’ve been blessed by ur writings a lot! And many of them have been good to me re-think about many things in my life. Once again :THANK YOU!!!!!!!!!! It has been a pleasure spend time in ur blog. Bless u.

  6. Hi there Susy!
    Good to hear from you… It is such a pleasure to be read by peoplo like you… thank you for appreciating my writing and encouraging me
    very often with your kindness. Bless ya!

  7. Ohhhh c’mon don’t say that! You don’t know what u do through ur writings, i love read them and be fed! Thanks.
    Bless u ALWAYS!!!!!!!!!!! Hope see u!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s