Genealogia com Graça

Genealogia com Graça

Por Luiz Leite

O Novo Testamento começa de maneira maçante. A princípio, o arranjo das palavras soa monótono; Que graça há em ler todos aqueles nomes estranhos de uma genealogia judaica? Pois é exatamente assim que Mateus inicia o seu evangelho. O leitor casual passará os olhos pela seção de nomes e prosseguirá em busca de algo mais interessante; Aquele, entretanto, que demora-se um pouco mais sobre o texto sem graça, estará prestes a ser surpreendido por uma grande descoberta! Encontrará a primeira genealogia com graça. Graça no seu modo mais condensado! Eis aí uma genealogia com graça.

Mateus desconcerta. Transgride a norma. Rompe com a tradição e escandaliza  seus contemporâneos conservadores. Desconcerta com a inserção de mulheres no registro genealógico do Messias. Tradicionalmente as genealogias registravam os nomes dos elementos do sexo masculino apenas. As mulheres não contavam. Em muitos aspectos é exatamente isto que faz a mensagem do Evangelho: Desmantela paradigmas caducos e apresentar uma nova leitura das coisas, utilizando as lentes cristalinas da graça.

Encontrar por ascendentes de Jesus Cristo mulheres de conduta não apenas questionável como também condenável pelos parâmetros da Lei é realmente embaraçoso. Mulheres como Tamar que, fingindo-se prostituta, armou uma cilada memorável para apanhar seu sogro, que no contexto também se faz um prostituto; O que dizer de Raabe, por quem ninguém dava nada, em virtude do ofício nada sacro que exercia?

O registro genealógico de Jesus todavia não nos apresenta apenas a mulheres gentias e de caráter duvidoso; os homens que compõem a lista não são lá nenhum baluarte de verdade e retidão. Na família de Jesus há ex-trapaçeiros, ex-adúlteros, ex-assassinos, ex-corruptos, e sabe Deus quantos outros transgressores cujos delitos constam nos livros da lei como passíveis de severas punições e até mesmo pena capital.

Tais pessoas, em nosso julgamento, jamais poderiam entrar na linhagem messiânica! O que essa gente toda tá fazendo aí? Como entraram na família de Jesus? Do mesmo jeito que eu e voce entramos na família de Deus, pelos portais da graça! Encontramos, portanto, na genealogia de Jesus o tema central que caracteriza o Novo Testamento em sua forma mais concentrada. A teologia da graça está presente na genealogia do Salvador. As portas da graça foram abertas para aqueles que estavam irremediavelmente perdidos. Deus está anunciando logo de entrada que a salvação é pela graça, por meio da fé, não vem de nós, é dom Dele, nem das obras, para que ninguém se glorie! (Ef 2)

Anúncios

5 comentários sobre “Genealogia com Graça

  1. Wow! Ending love, amazing grace!!!!!!!!
    Esse e o metodo que Ele escolheu para revelar Se entre nos! Mostrando Sua graca e tocando pessoas (que para os padroes humanos / religiosos, eram completamente INDIGNAS) com amor e trazendo transformacao para suas vidas. Aqueles que outrora eram marginalizados por causa do preconceito e paradigmas, agora foram trazidos para perto! Nao para seguirem com seus habitos antigos, mas para terem suas vidas dirigidas com novos propositos, direcoes e inspiracoes! MUDANCA de vida, de mente e de direcao!!!!!!!!
    Assim como nos experimentamos essa transformacao em nossas proprias vidas, podemos oferece-la a outros! Que maravilha! Nos tornamos porta-vozes das Boas Novas, somente atraves da graca! Ja disse Paulo :”Porem nos que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e nao a nos.”

  2. Amazing grace (bem lembrado) how sweet the sound that saved a wretch like me!

  3. Cheguei aqui a partir do seu comentário no meu blog. Volte sempre. Sobre o texto acima, gostei. Deus usa a sua Palavra de formas que não podemos imaginar. Tenho um amigo que resolveu abrir a Bíblia e começar a lê-la pelo Novo Testamento. Deparou-se com a genealogia descrita por Mateus. E pasme: o camarada começou a chorar copiosamnte. O Espírito Santo falava com ele como quem dissesse: “Você faz parte dessa genealogia, pois Jesus quer que você faça parte de Seu corpo”. Resultado, o cara hoje é líder de jovens da igreja dele e aspirante a pastor. Fica na paz.

  4. Um testemunho e tanto sobre um dos trechos mais desprezados do NT. Muito legal. Abração.

  5. Pingback: O que dizem os leitores… « um dedo de prosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s