Pérolas

VanGoghNight

Razão e Fé (Agostinho)

“É impossível que Deus odeie em nós o atributo pelo qual nos fez superiores aos demais seres vivos. Devemos, portanto, recusar-nos a crer de um modo que não receba ou não busque razão para nossa crença, uma vez que sequer poderíamos crer se não tivéssemos almas racionais”. (cartas, 120.1)

Ceticismo (Hume)

Se tomarmos nas nossas mãos qualquer livro, de teologia ou metafísica, por exemplo, ele conterá qualquer raciocínio abstrato relativo a quantidade ou número? Não. Conterá algum raciocínio experimental relativo aos fatos e à existência? Não. Então lance-o no fogo, pois não pode conter nada além de sofismas e ilusão.” (Investigacao sobre o entendimento humano)

A espada (Maomé)

A espada é a chave do paraíso e do inferno; uma gota de sangue derramado pela causa de deus, uma noite na luta, vale mais que dois meses de jejum e oracão. Quem cai na batalha terá seus pecados perdoados no dia do julgamento.” (Gibbon, p 3)

O papel duplo da razão (Anselmo)

A razão deve ser usada para explicar e defender o cristianismo. Não para que alcancem a fé por meio da razão, mas para que possam regozijar-se ao entender e meditar nas coisas em que acreditam; e que, estejam sempre prontos para convencer qualquer um que exigir deles uma razão para a esperança que está em nós.” (Cur Deus homo)

Admito! (Jastrow)

O princípio antrópico (…) parece dizer o que a própria ciência provou, como fato, que este universo foi feito , foi projetado, para o homem viver nele.

Admito ( Einstein )

A harmonia da lei natural (…) revela uma inteligência de tamanha superioridade que, comparada à ela, todo pensamento sistemático e toda ação dos seres humanos é uma reflexão absolutamente insignificante.” (como vejo o mundo)

Ateu, graças a Deus? (Steven Weinberg)

“Parece-me que se a palavra Deus tem alguma utilidade, deveria significar um Deus interessado, um criador e juiz que estabeleceu não só’ as leis da natureza e o universo, mas tambem padrões de bem e mal, alguma personalidade preocupada com nossas ações, algo que, em resumo, merece nossa adoração.” (sonhos de uma teoria final: a busca das leis fundamentais da natureza)

Canon (Josefo)

“Pois não temos uma multidão incontável de livros entre nós, discordando dos outros e contradizendo uns aos outros (como os gregos tem), mas apenas 22 livros, que são justamente considerados divinos; e deles, 5 pertencem a Moisés, contém sua Lei e tradições da origem da humanidade até a morte dele. Esse intervalo de tempo foi pouco menor que tres mil anos; mas quanto ao tempo da morte de Moisés até o reinado de Artaxerxes, rei da Persia, que reinou em Xerxes, os profetas, que vieram depois de Moisés, escreveram o que foi feito nas suas respectivas epocas em treze livros. Os outros quatro livros contém hinos a Deus e preceitos para a conduta da vida humana.” (Antiguidades dos judeus )

Provas (Nelson Glueck)

“Pode-se afirmar categoricamente que nenhuma descoberta arqueológica jamais contestou uma referência bíblica. Inúmeras descobertas arqueológicas foram feitas que confirmam em linhas gerais ou em detalhes exatos as afirmacões históricas na bíblia.” (rivers in the desert)

Surpreendidos (R. Jastrow)

“Os astrônomos descobriram agora que ficaram encurralados, porque provaram, pelos métodos, que o mundo começou repentinamente num ato de criação… E descobriram que tudo isso aconteceu como produto de forças que jamais poderão descobrir. (God and the astronomers)

Anúncios

Um comentário sobre “Pérolas

  1. hamilton disse:

    quando vejo todas estas idéas louvo ao SENHOR JESUS pelo o ESPIRITO SANTO que nos dá direção. Algumas das frases nos fala algo que ajuda, outras nos mostram o quanto ohomem sem DEUS pode errar e levar muitos para o sofrimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s