15 graus abaixo de Zero…

 pict0093

15 graus abaixo de Zero…

Por Luiz Leite

Meu querido diario, hoje nao tomarei banho. Explico. Uma nevasca insistente cai sobre a cidade onde estou. Uma tempestade, dizem, como nao se via ha muito tempo. Para amparar minha defesa contra a ideia do banho, a  Igreja onde eu pregaria no domingo cancelou o culto… O que dizer? Providencia.

A neve, como um imenso cobertor branco encobre toda a paisagem. Somente os servicos essenciais estao funcionando; todo o resto esta cancelado. O meu voo para Fort Lauderdale na segunda, como centenas de outros, tambem foi cancelado…

Se a justificativa para tomar banho era o culto, agora posso me dar por excusado. Faz algo em torno de 15 graus negativos la fora… bem mais frio que o freezer da nossa geladeira. Com todo esse frio ja se esta’ suficientemente preservado pelas temperaturas baixissimas;  nao e’ necessario banho algum. Essa e’ minha tese. Contenta-me saber que muitissimos compartilham essa mesma opiniao. Folgo com isso.

Ate o calor infernal de Valadares ou Ipatinga (So quem ja esteve por la no verao tem ideia!) e’ preferivel. Tornou-se algo desejavel. Ate a pouco tempo sentia saudade de um inverno com neve,  mas nao era isso que tinha em mente. Tampouco os americanos esperavam tanta neve em dezembro. E’ como se toda a neve do inverno estivesse caindo de uma so’ vez.

Muito embora dispense o banho do corpo por motivos “altamente”  justificaveis, o banho da alma nao pode ser de maneira alguma deixado pra outro dia… E’ verdade que os cuidados com o exterior sao importantes, mas de que adianta ter uma aparencia externa admiravel se o interior esta’ cheio de sujeira? A respeito da religiosidade externa sem correspondencia com a vida interna o Senhor Jesus disse:

Ai de vos hipocritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estao cheios de ossos de mortos e de toda imundicie”.

Pois hoje nao vou tomar banho (novamente!) mas vou dormir tranquilo, certo de que o interior esta’  limpinho… E atire a primeira pedra aquele que nunca se “esqueceu”, e foi pra cama sem tomar banho uns dois ou tres dias, sob circunstancias como essas…

Marlborough, MA, Dezembro de 2008

6 comentários sobre “15 graus abaixo de Zero…

  1. bom meu primo, um terço de minha vida vivi ai onde você está, digamos que toda minha juventude, então sei exatamente como você está se sentindo. No mais, honestamente prefiro o calor fenomenal de Gv do que descobrir como é o calor infernal de qualquer outro lugar. Mande notícias. P.S; I got my own place in BH..Hopefuly You come to see me and bless it.
    Aproveite este tremendo frio!!!

  2. Pode deixar mano! assim que retornar ao Brasil vou te visitar… Marlborough esta’ freezing… Abracao!

  3. Paz e Graça Pr. Luiz

    Gosto de Tempo Frio mas confesso que 15 graus negativo eu não queria enfrentar não, segundo os dermatologista muito banho as vezes não e bom para a pele, ainda bem que o interior esta limpnho amém. Jesus te abençõe sempre . Amém

  4. e’ verdade Dora, os dermatologistas nao recomendam muito banho… e nem eu (nas atuais circunstancias!) ate mais!

  5. O IRMÃO CONGREGA EM QUAL MINISTÉRIO?

  6. MArcelo congrego na Igreja Vida Com Cristo em Belo Horizonte.

Deixe um comentário

