Sola Scriptura

Sola Scriptura!

Por Luiz C Leite

Todas as vezes que os homens relativizaram a Escritura Sagrada, e deixaram-se impressionar por manifestações “espirituais”, calcando sua fé sobre experiências místicas, sem o embasamento bíblico, acabaram errando e errando feio…

Errais – disse Jesus – não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus! A ordem aí não é despropositada. As Escrituras devem estar em primeiro lugar. São elas que devem ditar as regras e nada mais… Sola Scriptura! Amo a frase de Lutero que diz:

A igreja não deve determinar o que as Escrituras ensinam, pelo contrário, as Escrituras é que devem determinar o que a Igreja ensina!”

Os fariseus erraram ao se desviarem da “Scriptura”, a igreja Romana errou, e a Protestante vai fazendo o mesmo! Sempre que fazemos “adendos” à Escritura, distorcemos a verdade bíblica e inventamos pretextos que justifiquem nossas conveniências… É gritante em nossos dias a necessidade de uma nova reforma. Que Deus nos envie outro cataclisma como Lutero!

Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir.” (Martinho Lutero)

Anúncios

11 comentários sobre “Sola Scriptura

  1. Anirsis F. Brito disse:

    Pr Luiz,o ideal de vida cristã deveria ser esse aí,baseado fielmente nos ensinamentos das Escrituras sagradas.Mas discordo com a aliança que Lutero fez com Deus,não pediu sonhos nem visões e quis só se nortear pelos ensinamentos da Palavra.Os dons são fundamentais para a edificação do corpo de Cristo,creio na veracidade deles.O padrão sadio para uma Igreja é o equilíbrio entre manifestação dos dons e forte pregação dos ensinos bíblicos,fiéis a Palavra.O senhor não acha?
    Abraços.
    Anirsis.

  2. etiel disse:

    Falou e disse ovelha! Os dons sao importantissimos…só lendo um pouco mais sobre ele pra entender o que ele quis dizer…a frase, entretanto, nos revela a paixão consumidora que o homem tinha pela PALAVRA! abraços

  3. Paz…Pr Luiz

    É relevante a Palavra de Lutero para os nossos dias. Os dons são importantissimo bem como a pregação da Palavra de Deus, no entanto, o embasamento indubitavelmente tem que estar fundamentada na Palavra de Deus (Bíblia), afim de que o erro teológico, não seja o caminho a ser seguido. O homem sempre teve o desejo particular de ajudar a Deus ao longo do tempo. Mas a Sua glória, Ele não reparte com o homem. Somos, sim a favor da Bíblia como referência a tudo que fazemos.
    Parabéns pela matéria… Marco Nakao

  4. etiel disse:

    Parabens pelo coemntário Nakao! Que Deus nos livre de sair por aí colocando “palavras” em sua boca…Soli Deo Gloria!

  5. Aricélio disse:

    Valoroso Pr Luiz.
    Muito bom. Gosto de dizer que conhecimento das Escrituras e do Poder de Deus são as duas pernas para todo Cristão estar de pé e não cair no engodo dos demônios, dos homens e da religião. Infelizmente, há hoje cristãos mancos, pois dedicam-se ao conhecimento das Escrituras, mas não conhecem o Poder de Deus, estes ficam na esfera da letra que mata. Mas, há também aqueles que conhecem muito o poder de Deus, mas não conhecem a Escritura,logo caem no engano.
    Acredito que hoje há muito para ser feito. Mas, é necessário coragem para nos posicionar diante de tanta “coisa estranha” que se ensina por aí ou que se crer ser o poder de Deus.Também é necessário que os líderes sejam humildes em ouvir o diferente, pois foi o diferente que inaugurou a reforma, que creio,precisa ser reformada novamente.Amamos Lutero e nos espelhamos nele, contudo ele, com certeza, foi um Antipas (Ap 2:13) da sua geração.Antipas foi fiel à Deus, que profetizava contra a Igreja em Pérgamo, (Igreja mundana) que permitiu que nela se instalasse o trono de Satanás.Por isso ele foi chamado de testemunha fiel. Lutero também foi um Antipas. Sejamos os Antipas da nossa geração.
    No amor do Senhor,
    Aricélio.

  6. etiel disse:

    Ei Ari! Demorou mas chegou um comentário seu…e que comentário! Parabéns, voce capturou a essencia do assunto…escreva mais…

  7. Crystiano disse:

    Pastor, muitas pessoas tem sentido esta necessidade de mudanca, infelizmente, temos visto muitas igrejas vazias por esta razao, a falta de conhecimento…e Deus ja falara atraves do profeta Ozeias que o povo perece porque lhes falta o conhecimento…e Amos vai mais longe, falando da fome e sede da palavra que ha de existir…E ja podemos ver que o povo esta sedento e faminto da palavra, hoje o evangelho tem sido pregado por muitos de maneira convencional…Prega-se o que o povo quer ouvir para manter igrejas cheias, pois, a verdade doi, mas tambem salva…e nao queremos simplesmente provar da palavra, e sim, nos alimentarmos dela. Espero que urgentemente aconteca uma nova reforma na igreja de Cristo, que o senhor possa estar levantando novos Luteros. Um grande abraco e fique nao paz. A proposito, lembra-se que eu sempre procurava maneiras de coversar com vc? Bom, este seu blog tem me ajudado muito. Obrigado!

  8. etiel disse:

    Que legal cristiano! Fico feliz em saber que as leituras do blog ajudem de alguma maneira… Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s