Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima…

ReM_PacquiaoHatton09_GV

Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima…

Artigo publicado também na Coluna Luiz Leite do Portal Guiame

Por Luiz Leite

Cresci ouvindo canções diversas do baú de extremo bom gosto da D. Carmelita. Ela é uma verdadeira juke-box ambulante, um acervo enorme de raridades da nossa cultura musicada. Ainda hoje, para o nosso deleite, cantarola aquelas pérolas dos anos 30, 40, enquanto faz uma coisa e outra. É uma graça! As vezes brinco com ela dizendo: “Mãe que corinho é esse que eu não conheço; Onde voce o aprendeu?” e juntos caímos na gargalhada…

Uma das canções que a D. Carmelita gostava de cantar e que deixou uma marca profunda em meus registros musicais da infância dizia: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima…” Na próxima vez que visitá-la vou querer saber do resto da letra. Sei, todavia, que a mensagem fala de superação, de reação diante dos percalços, da reconstrução da auto-estima…

A rejeição, popularmente conhecida como a causa da ruína de muitos, curiosamente também opera como um poderoso catalisador de forças, transformando fracassados em campeões.

Veja-se o caso de Jefté, o controverso juiz de Israel. Filho de uma prostituta, foi rejeitado pelos irmãos e lançado fora da família. Era um caso que tinha todos os ingredientes para dar errado… E deu! Juntou-se a um bando de vadios e tornou-se um homem temível. Sabe lá Deus o que Jefté andou fazendo na companhia daquela cambada de marginais…

De alguma forma utilizou-se da própria raiva, da injustiça sofrida, para construir uma auto-estima notável… Jefté tomou uma atitude com respeito à rejeição sofrida. Não ficou pelos cantos cantando o hino oficial dos derrotados… Jefté foi à luta! Ergueu-se das cinzas da rejeição e construiu uma reputação para si.

Deus tem um carinho especial para com os rejeitados. Entretanto, a atitude daqueles que foram vitimados pela rejeição é fundamental para definir o curso que a vida seguirá. Apesar de tratado como bastardo e escorraçado de casa pelos irmãos da esposa legítima de seu pai, Jefté não permitiu que a amargura sufocasse o seu coração.

O tempo veio em que Jefté foi lembrado como opção para enfrentar aqueles que oprimiam seu povo. Procuraram-no e ofereceram-lhe a liderança da nação se concordasse em defendê-los contra os inimigos. Em vez de recorrer ao revanchismo e choramingar pela humilhação a que fora submetido, Jefté aceitou de bom coração a proposta e em momento algum remexeu o passado triste.

Quando adotamos uma postura positiva, ainda que o sofrimento prove-se grande demais, o resultado será surpreendente. Outros rejeitados ilustres, como Jefté, apresentaram uma atitude nobre diante da rejeição. Estes acabam honrados no final da história…

Os irmãos de José o rejeitaram… resultado?

Os patrícios de Moisés o rejeitaram… resultado?

Os irmãos de Jesus o rejeitaram… resultado?

Os conterrâneos de Paulo o rejeitaram… resultado?

A palavra de Deus cumpriu-se na vida de Jefté. Em lugar da vergonha, ele recebeu dupla honra. O segredo está na forma como ele reagiu ao agravo sofrido. De acordo com a resposta, a rejeição pode construir ou destruir… Deus sempre ajuda os rejeitados que apresentam uma atitude correta… Deus os resgata da beirada do precipício.

Nada de amargura, nada de rancor, nada de vingança, nada de revanche…Vamos levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima! E isto com nobreza… Esta será, sem dúvida, a melhor resposta àqueles que te trataram com desprezo!

About these ads

4 comentários sobre “Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima…

  1. È verdade pr Luiz,a rejeição produz nas pessoas feridas enormes que quando não resolvidas são transformadas em sentimentos de rebelião.A cura virá sómente quando ela for buscada na Fonte certa que é o Senhor Jesus!!!Deus o abençõe e o ilumine a cada dia.Abraços.
    Anirsis.

  2. ola anirsis! lembremos que o limão é mesmo azedo mas pode ser transformado em uma boa limonada! abraços.

  3. Parabens Deus usa os loucos para para provar que tudo é possivel para ele.

    Graça e paz….

  4. É mesmo incrível não é Jacob? Ele nos surpreende!!
    obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s